domingo, 2 de setembro de 2007

Por poucos pra muitos

Democracia pode ser direta ou indireta. Aristóteles, no seu livro Política (LEIAM), dissertou sobre SEIS formas de governo, se eram justas, se eram necessárias, se tinham problemas, quais eram. Para ele o que hoje é a democracia direta, é um governo injusto governado por muitos. E o sistema justo controlado por muitos, chamou de Politéia, hoje traduzido como Republica (do latin Res Publica, coisa pública) - Essa hoje, costuma-se chamar democracia indireta ou de representatividade.

No sistema direto, o povo da sua opinião direta nos assuntos. No indireto elegem um reduzido número de representantes, que decidirão entre eles.

O grande problema é que democracias diretas não se encaixam bem em grandes populações. Historicamente em Atenas mesmo com uma população razoavelmente grande e um comercio desenvolvido pra época, a maioria da população não era composta por cidadãos.

A democracia direta abre uma brecha muito aproveitada pelos políticos de hoje (e de sempre). É a demagogia. Por esta razão os EUA decidiram por uma democracia representativa.

Muito bem, vou explicar o porquê desta brecha. Demagogia e populismo são faces da mesma moeda, apelam para os instintos mais emergenciais do povo. A coisa anda tão má, que mais vale dez HOJE, do que cinco a mais todo mês. A gente precisa é pra hoje, não podemos esperar. E eles se aproveitam justamente disso. Parece ser apenas algo ilusório, criado pelas elites. Um pequeno e constante golpe pra continuar no poder. A mesma dinastia desde o Brasil colônia, muda o nome, sobrenome e vestimenta. O proletariado NÃO TEM e NUNCA TEVE um voto verdadeiramente livre. Já que as classes mais altas são as formadoras de opinião. O público já esta doutrinado com essa propaganda. Democracia direta só seria possível pelo sistema socialista (que é utópico). Dai um ano de eleição já começam com aquela história "VOTE! Exerça o seu papel para o futuro do País." VÁ SE FODER! - Jogo de cartas marcadas e política de pão e circo.

Outro problema da democracia é que ela impede que objetivos de longo prazo sejam alcançados sem tropeços, mesmo que sejam necessários, são postos meio de lado no governo seguinte. Prova disso é a denominação que os ministros constantemente dão para as políticas do atual presidente.

- Não é a política econômica do Palocci, e sim do presidente Lula - diz ele todo faceiro.

E quando ele sair? O governo Lula e todos os outros que se explodam, são todos efêmeros, a única coisa eterna aqui é a nação. Deveria chamar de política econômica do Brasil. Achou que tava dando uma boa resposta aos jornalistas e deu uma baita mancada. Tudo bem, ninguém percebeu e até acharam bonito como ele é fiel ao seu presidente, né? Nem os próprios adversários pensaram nisso. Essa não é uma regra mental que existe. Isso nunca foi dito, nunca foi pregado, nunca foi doutrinado.

O primeiro registro histórico do voto obrigatório surgiu na Grécia, pelo 'Deputado' Sólon. Que aprovou uma lei obrigando todos os Atenienses a escolherem um partido. Do contrário, seriam privados dos seus direitos de cidadãos. (Isso não lembra algum país que você conhece?)

O voto obrigatório facilita a criação de currais eleitorais, eleitores de baixo nível educacional e social são facilmente cooptados por políticos de maior poder financeiro e influente. Usam técnicas de marketing dignas das melhores empresas de publicidade do país e do mundo. Quando não dinheiro vivo ou favorecimentos individuais.

O voto é um DIREITO, não uma obrigação. Ninguém pode ser coagido a participar ou opinar no que quer que seja. Este é um país livre! (ou pelo menos é o que dizem) Porque normalmente não questionamos o voto obrigatório e até concordamos com aquelas propagandas que fazem contradição a tudo que nos é enfiado na cabeça também, aquele papo de liberdade, ir e vir, livre arbítrio, e tal? - Eu tenho a resposta: Adestramento.

Faz-me até pensar (e não é a primeira vez), que esse baixo nível educacional e de intelectualização das pessoas é proposital. Pra sustentar o poder na mão de quem já esta. Pra continuar tudo assim. Muito cômodo, não sei quantas verbas extras, não sei quantos auxílios, décimo quarto salário, convocação extraordinária virtual.

Hoje em dia as sessões do plenário são mais na base do 'vamos fazer o que o alto escalão do partido mandar' do que 'vamos fazer o que é certo para o País'. Virou uma putaria, se me permitem a palavra (e é claro que não permitem). É um troca-troca de partido, um conchavo, inimigos esclarecidos fazendo alianças, um muda-muda de opinião. Tudo lá esta muito individualizado.

*A origem do vocábulo Demokracia é "Governo do povo" ou ainda "Governo do povo para o povo". Ambas se opõem as formas de governo totalitaristas que dão o poder a uma elite auto-eleita, a famosa "Patota".

E por ai vai... vai pra onde?

Nenhum comentário: